sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Professor dá dicas de como se preparar para as provas do Enem 2013

ReproduçãoLaiane Cruz

Expectativa e dúvidas, esses são os sentimentos que o estudante Israel Hanneman Lima Do Nascimento, de 17 anos, vem enfrentando nos últimos dias. Isto porque falta pouco para ele fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (26) e domingo (27), em todo o Brasil.

Assim como Israel, milhares de estudantes vão se submeter ao exame, que pode ser uma porta de entrada para o ensino superior no país, ou o que muita gente não sabe: servir como certificação de conclusão do Ensino Médio, para pessoas maiores de 18 anos.
 
O estudante afirma que esta é a primeira vez que ele faz o Enem, e por isso acredita que vai sentir mais dificuldade do que os que já realizaram o exame outras vezes. Ele diz que o sonho é ingressar na universidade. “Tenho algumas dúvidas, mas pretendo fazer Fisioterapia. Como na Uefs não tem o curso, dependendo de onde conseguir a vaga, vou tentar o máximo para cursá-lo”, afirmou.
 
Ele conta que estudou bastante para as provas, principalmente através de um site chamado geekiegames.com, indicado por um professor. “Nesse site fazemos alguns simulados e, através desses simulados, eles apontam pontos fortes e os pontos fracos. E são passadas missões, que nelas aprendemos e praticamos nossos pontos fracos”, informou Israel.

Como se preparar
 
De acordo com Otávio Bonfim, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, os estudantes que vão fazer o Enem este final de semana devem ter, antes de tudo, tranquilidade, uma vez que eles já se prepararam para as provas.
 
 
Em segundo lugar, de acordo com o professor, devem conhecer os critérios de avaliação e o que realmente vai ser cobrado deles. “Para isso ele deve ler com bastante atenção o manual de instruções, pois ali fala sobre os critérios, as competências, e o que é relevante e o que não é”, explicou.
 
Otávio Bonfim destacou ainda o uso da internet como uma importante ferramenta de estudo. “Hoje o aluno tem à disposição dele aula praticamente sobre todos os assuntos, sobre todos os temas. E ele tem tanto material de pesquisa, que ele pode ir no Google, e em outras fontes, como ele tem também as aulas prontas, porque tudo isso ele tem no canal do Youtube, por exemplo”.

As disciplinas básicas serão divididas por áreas do conhecimento. A primeira é a área de Linguagens em códigos, que inclui Língua Portuguesa e Literatura, a área de Humanas (Filosofia, História, Geografia e Sociologia) e a área de Ciências da Natureza e Matemática. Já a redação se constitui em um ponto forte, correspondendo a 20% do total da nota da prova. 
 
“Tem que ficar bastante ligado na redação, tendo discutido já os temas no espaço das aulas, e ter lido muito, porque ninguém tira nada do nada, é preciso ter material pra escrever, e só lendo é que a gente vai buscar essa substância”, acrescentou Bonfim. 

Pontualidade

O professor orienta também que o estudante deve estar atento ao horário de verão, pois este ano a Bahia não participou da mudança de horário, e lembrou que o trânsito pode ser outro impedimento. “Deve sair se possível uma hora antes porque nas cidades maiores você pode ter alguns atrasos, principalmente se o lugar onde vai fazer a prova for mais distante. Não deve esquecer também um documento de identidade, que não pode ser Xerox, e caneta preta esferográfica transparente”. 
 
Para o professor, a proposta de avaliação do Enem é bastante interessante, uma vez que “ela privilegia a interpretação de texto e o raciocínio lógico, não é aquela coisa da memorização, então como avaliação é bem interessante”, afirmou, ressaltando que como todo exame de seleção ele também tem seus problemas, ou melhor, dificilmente não vai ter falhas.

Com informações dos repórteres Ney Silva e Laiane Cruz do Acorda Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário