sexta-feira, 5 de julho de 2013

Feira - Moradores do Aeroporto cobram transparência em desapropriação de áreas

Ed Santos/Acorda Cidade
Daniela Cardoso
 
Moradores do bairro Aeroporto realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (5), na estrada do Retiro de Coração de Maria. Eles bloquearam a pista que dá acesso ao distrito de Jaíba e depois seguiram para o Aeroporto. Os moradores ainda protestaram contra as condições do transporte público. Ônibus do transporte coletivo urbano e também que fazem transporte escolar foram impedidos de passar.
 
 
“Estamos reivindicando uma desapropriação justa e transparente, porque o Governo do Estado está desapropriando a área, mas nós não estamos sendo procurados. Sempre somos surpreendidos pelos técnicos, que vêm medir os terrenos, mas não têm posição pra gente. Além disso, nós também queremos melhorias no transporte público”, afirmou a moradora Gorete.
 
De acordo com ela, no mês de maio um representante do Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) esteve no local e prometeu levar técnicos e engenheiros para apresentar aos moradores, mas não voltou no local. 
 
“Essa pessoa nos disse que o próximo grupo que viesse ia medir as propriedades para que pudesse fazer a avaliação. Não sabemos mais o que fazer. Nós somos proprietários e não invasores. Merecemos um pouco mais de respeito”, ressaltou.
 
Com relação à reivindicação para melhorar o transporte público, a moradora Gorete afirmou que os ônibus só serão liberados com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
 
Zé Neto diz que está à disposição para atender os moradores 
 
O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto, disse, em contato com o Acorda Cidade, que está à disposição para atender os moradores. Ele afirmou que na manhã de hoje não poderia ir até a localidade, pois já tinha compromisso, mas se colocou à disposição para atender uma comissão de moradores no fim da tarde de hoje. Os moradores, por sua vez, não aceitaram a proposta do deputado e prosseguiram com a manifestação. 
 
“Sempre temos problemas com desapropriações, mas no caso deles nós temos feito um trabalho com muita atenção, porque ali tem questões produtivas que devem ser analisadas. Tivemos cinco reuniões com os grupos e a questão não está abandonada”, afirmou Zé Neto. 
 
Com relação às medições das propriedades, o deputado afirmou que faz parte do processo de desapropriação. Ele pediu paciência aos moradores e garantiu que até o final desse mês uma reunião será realizada para debater o assunto. 
 
“Nós estamos avaliando caso a caso, pois não existe um consenso. Eu estou dando a minha palavra que até o final de junho iremos nos encontrar”, afirmou. “A gente faz uma manifestação quando não tem acesso, mas os moradores têm o meu telefone e eu estou à disposição. Podem me ligar e solicitar uma reunião que eu irei até a localidade”, acrescentou.

Avenida Sérgio Carneiro e estrada de Humildes
 
O deputado estadual Zé Neto informou, ainda, que as licitações da avenida Sérgio Carneiro e da estrada do distrito de Humildes devem ser realizadas em breve.
 
“No caso da avenida Sérgio Carneiro, no dia 19 de junho, fizemos o anúncio do edital de licitação. R$ 3,5 milhões foram designados para fazer a recuperação da avenida e os envelopes serão abertos no dia 23 de julho. A outra licitação que também deve sair nos próximos dias é a da estrada de Humildes. As pessoas devem ter um pouco de paciência, porque não tem nada abandonado”, afirmou. 
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário