Pelo
sétimo ano, a Potencial Pesquisas realiza estudo sobre o comportamento
do soteropolitano no São João. O estudo constatou que
a cidade de Santo Antônio de Jesus passou a ser preferida, para
12,0% dos entrevistados. Em anos anteriores, a mesma pesquisa apontava
Amargosa e Cruz das Almas.
No
levantamento, constatou-se que 54% dos entrevistados vão visitar
26 municípios entre a Região Metropolitana de Salvador,
Recôncavo e vizinhos a Feira de Santana. Outra informação
verificada foi que 41,8% pretendem viajar durante a festa. Este é
o maior índice nos últimos quatro anos, sendo 10 pontos
percentuais a mais que em 2012, onde apenas 31,8% da população
de Salvador disse que viajaria durante a festa. Mais informações
podem ser acessadas no site www.potencialpesquisa.com.br
As
pesquisas de 2010 e 2011 apresentaram 38% e 39% de intenção
de viagem respectivamente. “Apesar das comemorações
de São João neste ano não serum feriado grande,
mais soteropolitanos vão viajar. Como é uma festa que
a população de Salvador gosta bastante, e no ano passado
muitos não tiveram a oportunidade de viajar, este ano vão
aproveitar o feriado que será na segunda-feira”, afirma
o diretor da Potencial, Prof. José Carlos Martins Leite.Entre
os principais motivos da escolha da cidade para viajar durante os
festejos juninos, rever a família e amigos aparece para 49,4%
das pessoas ouvidas. Festas, animação e diversão
é o maior atrativo para 17,1% dos participantes e 8,9% viajarão
para visitar sua cidade natal.
O
levantamento mostrou que dos 57,5% dos soteropolitanos que afirmaram
que não vão viajar neste São João, 53,2%
disseram que vão trabalhar ou tem compromissos, apenas 9,9%
estão sem condições financeiras, 9,2% preferem
ficar em Salvador; 9,2% não comemoram a data/não gostam
de festa. Na pesquisa, 12,3% afirmaram que não gostam da festa,
enquanto 78,1% disseram “gostar” ou “gostar muito”.
Para 42,0% dos entrevistados, a data significa festa, alegria e animação,
enquanto 18,0% pensam logo no forró (ritmo/dança), 11,8%
em comida típica e 6,5% em viajar para o interior.
Em
relação às despesas durante o período,
79% afirmam que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 1 mil, e 9,0% acima
de R$ 1 mil. “Esses gastos incluem todas as despesas com a viagem,
inclusive roupas e festas particulares, dentre outras opções”,
informa José Carlos Martins Leite. Os resultados indicam um
gasto médio de R$ 486,40, 3,8% acima do valor do ano passado,
que foi de R$ 468,43. Na segmentação por gêneros,
o sexo feminino pretende gastar, em média, R$ 427,28 e o masculino
R$ 570,08. Já a análise por classe social revela que
a classe A vai consumir R$ 817,14 e a D/E, R$ 119,31.
O
sócio-diretor da Potencial Pesquisas, José Carlos destaca
ainda a importância da festa para a economia do interior do
estado. “O São João da Bahia é a maior
festa regional do Brasil e é mais uma atração
turística do estado. Tem importância econômica
e cultural. É uma festa que dinamiza a economia da Bahia: intensifica
as vendas no comércio e promove a interiorização
do turismo”, diz.
CIDADES
– A pesquisa identificou 61 cidades como destino e verificou
que em 2013, Santo Antônio de Jesus, com 12,0%, desbancou Amargosa
e Cruz das Almas, as preferidas dos últimos anos. Há
que destacar Aracaju, que ficou em quarto, com 6,0%.Os outros principais
destinos indicados pelos entrevistados são: Cruz das Almas
(8,4%), Cachoeira (6,6%), Amargosa (4,8%), e Senhor do Bonfim (4,2%).
“Quando analisamos o destino por classe social, percebe-se que
Santo Antônio é a preferida entre as pessoas das classes
B2 e C1, enquanto Senhor do Bonfim é a preferida na classe
A. Observa-se ainda que apenas 3,6% ainda não decidiram onde
vão passar o São João”, completa José
Carlos Martins Leite.
TRANSPORTE
E HOSPEDAGEM – A pesquisa também avaliou o transporte
que os soteropolitanos irão utilizar para viajar no São
João: 44,2% afirmaram que vão de ônibus, o mesmo
percentual dos que afirmaram ir de carro próprio; 3,0% de carona
e 1,8% de ferry-boat. Vale ressaltar que 5,0% disseram que vão
utilizar avião como meio de transporte para deslocamento. Em
relação ao local em que o soteropolitano vai ficar hospedado
durante a festa, constatou-se que 63,5% ficarão em casa da
família; 22,2% em casa de amigos; 6,6% em pousadas na cidade
e apenas 3,6% em casa alugada.
O
estudo indicou que 52,7% da população de Salvador vai
viajar para o São João em família; 28,1% com
os amigos; 10,8% com namorado(a) e 9,0% sozinho(a). A partir destes
índices, a pesquisa também apontou que 31,2% irão
em grupos de três ou quatro pessoas e 33% afirmaram que irão
curtir a festa em 05 ou mais pessoas.
TRADIÇÃO
– Para 56,5% dos soteropolitanos, o tradicional Forró
vem perdendo espaço no São João para outros ritmos.
“A análise da tradição no período
junino mostra que quase 38,5% dos entrevistados afirmam que não
existe mais o forró pé de serra nas festas do estado
e que 34,3% concordam com a inserção de outros ritmos”,
diz José Carlos Martins Leite.
Muito
comuns durante este período de São João, a pesquisa
apontou que 64,3% dos entrevistados nunca compram fogos de artifícios
e 49,0% não acendem fogueiras. Em relação às
comidas e bebidas típicas, o amendoim é o preferido
para 92,3% dos entrevistados. Logo em seguida, aparecem bolo (84,5%),
milho cozido (80,8%),canjica (79,8%) e milho assado (73,5%). Em relação
à bebida, o soteropolitano prefere o licor, com 53,3%, seguido
da cerveja, com 33,8%. Quase um quarto dos entrevistados afirmaram
que não consomem bebida alcoólica.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada através da aplicação
de questionário estruturado, com entrevistas pessoais diretas.
Foram realizadas entrevistas com 400 pessoas, dos quais 44,5% são
homens e 55,5% são mulheres, sendo que 73,8% têm idade
entre 25 e 59 anos. Das pessoas que participaram do levantamento,
58,8% possuem como grau de instrução o colegial completo
e o ensino superior incompleto. Em relação à
classificação social, 52,8% são da classe C,
24,5% são considerados da classe B, 10,8% são das classes
D/Ee11,0% da classe A.
A
Potencial Pesquisas é especializada na coordenação
e realização de projetos e de pesquisas de opinião
e mercadológica. Tem escritórios em Salvador, no Recife
e Rio de Janeiro, é filiada ao CONRE – Conselho Regional
de Estatística.A empresa é dirigida pelo professor José
Carlos Leite, com 18 anos de atuação / experiência
neste segmento e pelo Especialista em Gestão de Negócios
Vinício Nicomedes.
(Fonte:
Cibermídia Comunicação Marketing) - UPB
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