sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cidade de Santo Antônio de Jesus é a preferida dos soteropolitanos no São João 2013


Pelo sétimo ano, a Potencial Pesquisas realiza estudo sobre o comportamento do soteropolitano no São João. O estudo constatou que a cidade de Santo Antônio de Jesus passou a ser preferida, para 12,0% dos entrevistados. Em anos anteriores, a mesma pesquisa apontava Amargosa e Cruz das Almas.
No levantamento, constatou-se que 54% dos entrevistados vão visitar 26 municípios entre a Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e vizinhos a Feira de Santana. Outra informação verificada foi que 41,8% pretendem viajar durante a festa. Este é o maior índice nos últimos quatro anos, sendo 10 pontos percentuais a mais que em 2012, onde apenas 31,8% da população de Salvador disse que viajaria durante a festa. Mais informações podem ser acessadas no site www.potencialpesquisa.com.br
As pesquisas de 2010 e 2011 apresentaram 38% e 39% de intenção de viagem respectivamente. “Apesar das comemorações de São João neste ano não serum feriado grande, mais soteropolitanos vão viajar. Como é uma festa que a população de Salvador gosta bastante, e no ano passado muitos não tiveram a oportunidade de viajar, este ano vão aproveitar o feriado que será na segunda-feira”, afirma o diretor da Potencial, Prof. José Carlos Martins Leite.Entre os principais motivos da escolha da cidade para viajar durante os festejos juninos, rever a família e amigos aparece para 49,4% das pessoas ouvidas. Festas, animação e diversão é o maior atrativo para 17,1% dos participantes e 8,9% viajarão para visitar sua cidade natal.
O levantamento mostrou que dos 57,5% dos soteropolitanos que afirmaram que não vão viajar neste São João, 53,2% disseram que vão trabalhar ou tem compromissos, apenas 9,9% estão sem condições financeiras, 9,2% preferem ficar em Salvador; 9,2% não comemoram a data/não gostam de festa. Na pesquisa, 12,3% afirmaram que não gostam da festa, enquanto 78,1% disseram “gostar” ou “gostar muito”. Para 42,0% dos entrevistados, a data significa festa, alegria e animação, enquanto 18,0% pensam logo no forró (ritmo/dança), 11,8% em comida típica e 6,5% em viajar para o interior.
Em relação às despesas durante o período, 79% afirmam que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 1 mil, e 9,0% acima de R$ 1 mil. “Esses gastos incluem todas as despesas com a viagem, inclusive roupas e festas particulares, dentre outras opções”, informa José Carlos Martins Leite. Os resultados indicam um gasto médio de R$ 486,40, 3,8% acima do valor do ano passado, que foi de R$ 468,43. Na segmentação por gêneros, o sexo feminino pretende gastar, em média, R$ 427,28 e o masculino R$ 570,08. Já a análise por classe social revela que a classe A vai consumir R$ 817,14 e a D/E, R$ 119,31.
O sócio-diretor da Potencial Pesquisas, José Carlos destaca ainda a importância da festa para a economia do interior do estado. “O São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil e é mais uma atração turística do estado. Tem importância econômica e cultural. É uma festa que dinamiza a economia da Bahia: intensifica as vendas no comércio e promove a interiorização do turismo”, diz.
CIDADES – A pesquisa identificou 61 cidades como destino e verificou que em 2013, Santo Antônio de Jesus, com 12,0%, desbancou Amargosa e Cruz das Almas, as preferidas dos últimos anos. Há que destacar Aracaju, que ficou em quarto, com 6,0%.Os outros principais destinos indicados pelos entrevistados são: Cruz das Almas (8,4%), Cachoeira (6,6%), Amargosa (4,8%), e Senhor do Bonfim (4,2%). “Quando analisamos o destino por classe social, percebe-se que Santo Antônio é a preferida entre as pessoas das classes B2 e C1, enquanto Senhor do Bonfim é a preferida na classe A. Observa-se ainda que apenas 3,6% ainda não decidiram onde vão passar o São João”, completa José Carlos Martins Leite.
TRANSPORTE E HOSPEDAGEM – A pesquisa também avaliou o transporte que os soteropolitanos irão utilizar para viajar no São João: 44,2% afirmaram que vão de ônibus, o mesmo percentual dos que afirmaram ir de carro próprio; 3,0% de carona e 1,8% de ferry-boat. Vale ressaltar que 5,0% disseram que vão utilizar avião como meio de transporte para deslocamento. Em relação ao local em que o soteropolitano vai ficar hospedado durante a festa, constatou-se que 63,5% ficarão em casa da família; 22,2% em casa de amigos; 6,6% em pousadas na cidade e apenas 3,6% em casa alugada.
O estudo indicou que 52,7% da população de Salvador vai viajar para o São João em família; 28,1% com os amigos; 10,8% com namorado(a) e 9,0% sozinho(a). A partir destes índices, a pesquisa também apontou que 31,2% irão em grupos de três ou quatro pessoas e 33% afirmaram que irão curtir a festa em 05 ou mais pessoas.
TRADIÇÃO – Para 56,5% dos soteropolitanos, o tradicional Forró vem perdendo espaço no São João para outros ritmos. “A análise da tradição no período junino mostra que quase 38,5% dos entrevistados afirmam que não existe mais o forró pé de serra nas festas do estado e que 34,3% concordam com a inserção de outros ritmos”, diz José Carlos Martins Leite.
Muito comuns durante este período de São João, a pesquisa apontou que 64,3% dos entrevistados nunca compram fogos de artifícios e 49,0% não acendem fogueiras. Em relação às comidas e bebidas típicas, o amendoim é o preferido para 92,3% dos entrevistados. Logo em seguida, aparecem bolo (84,5%), milho cozido (80,8%),canjica (79,8%) e milho assado (73,5%). Em relação à bebida, o soteropolitano prefere o licor, com 53,3%, seguido da cerveja, com 33,8%. Quase um quarto dos entrevistados afirmaram que não consomem bebida alcoólica.
METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário estruturado, com entrevistas pessoais diretas. Foram realizadas entrevistas com 400 pessoas, dos quais 44,5% são homens e 55,5% são mulheres, sendo que 73,8% têm idade entre 25 e 59 anos. Das pessoas que participaram do levantamento, 58,8% possuem como grau de instrução o colegial completo e o ensino superior incompleto. Em relação à classificação social, 52,8% são da classe C, 24,5% são considerados da classe B, 10,8% são das classes D/Ee11,0% da classe A.
A Potencial Pesquisas é especializada na coordenação e realização de projetos e de pesquisas de opinião e mercadológica. Tem escritórios em Salvador, no Recife e Rio de Janeiro, é filiada ao CONRE – Conselho Regional de Estatística.A empresa é dirigida pelo professor José Carlos Leite, com 18 anos de atuação / experiência neste segmento e pelo Especialista em Gestão de Negócios Vinício Nicomedes.
(Fonte: Cibermídia Comunicação Marketing) - UPB

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