Apesar da aquisição, segundo a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, de novos ônibus no Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano (SIT), os usuários ainda não sentem melhorias no serviço.
Os problemas com atrasos, superlotação, veículos quebrados e quantidade insuficiente para atender a demanda parecem não ter uma solução. A população está sempre reclamando, e o que mais incomoda, segundo os usuários, é o atraso.
A internauta Jéssica Batista, moradora do condomínio Rio Santo Antônio, no bairro Mangabeira, disse ao Acorda Cidade que a quantidade de ônibus é muito pouca para a demanda e reclamou também das condições dos veículos.
O Sistema de Transporte Rápido – BRT, que será implantado na cidade, promete oferecer melhorias à qualidade do serviço e extinguir as causas típicas de atrasos, mas até lá os usuários do transporte terão que conviver com os atrasos e quebra-quebra de cada dia.
Passageiros esperam um ônibus ser consertado no bairro Conceição
A internauta Gisele de Souza enviou várias fotos para a redação do
Acorda Cidade. Ela também reclama dos atrasos e das condições dos
ônibus, que, segundo ela, quebram com frequência.“Quando não ocorre de os ônibus quebrarem, são constantes os atrasos, que chegam a levar de quarenta minutos a uma hora. Encontro-me em uma situação crítica, correndo o risco de perder meu emprego, pois já recebemos duas advertências verbais por motivos de atrasos. Isso sem contar o constrangimento de todos os dias ter a mesma explicação, por conta da precariedade do serviço de transportes”, reclamou.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, informou que a frota de ônibus de Feira de Santana possui 204 veículos, sendo que mais de um terço dela foi substituída por ônibus novos e seminovos.
Ele explica que a secretaria tem realizado vistorias dos ônibus e fiscalização diária do serviço de transporte. Quanto aos atrasos, o secretário informa que uma série de fatores contribui para isso, inclusive o trânsito da cidade.
“Reconhecemos que é muito difícil resolver os problemas do transporte público, mas o que não falta é boa vontade e estamos indo à raiz do problema. Feira de Santana possui mais de 226 mil veículos circulando na cidade, o que provoca muito congestionamento, e estamos realizando ações de modernização do trânsito e implantando semáforos inteligentes. Quando os ônibus estiverem se aproximando do sinal, ele abre para a passagem
Quanto à reclamação dos moradores do bairro Mangabeira, ele informou que pelo menos 11 ônibus, além de vans, circulam no bairro à disposição dos usuários.
Uefs
Os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) reclamam dos atrasos e superlotação, principalmente dos ônibus que fazem linha direta para a universidade. O secretário Ebenezer Tuy informou que foi incluído mais um ônibus “Uefs Direta” e que no campus, próximo ao módulo 7, há um fiscal disponível para receber as reclamações dos estudantes.
Denúncias
Os passageiros podem fazer denúncias sobre o transporte público com relação a atrasos, motoristas e cobradores parados, “queimando balão”, e superlotação, dentre outras queixas, ligando para 75 3603-7305 / 3603-7312 / 3603-7307 / 3603 -7302 / 8204-8176 / 8190-8953. Acorda Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário