A população vai poder circular e utilizar o metrô da capital baiana, no
primeiro trecho, que vai da Estação Lapa até a Estação Retiro, em 2014. O
anúncio foi feito nesta terça-feira (15) pelo governador Jaques Wagner
durante assinatura de contrato de concessão do Sistema Metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas, por meio de Parceria Público-Privada, que
autoriza a conclusão da Linha 1 e a construção da Linha 2.
A cerimônia no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, teve a presença da
presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, ministros,
secretários estaduais, entre outras autoridades. O diretor-presidente do
Grupo CCR (antiga Companhia de Concessões Rodoviárias), responsável
pela obra, Harald Peter Zwetkoff, confirmou a previsão, informando que
em junho do próximo ano o metrô começa a rodar em fase de teste, “uma
operação assistida, sem cobrança de tarifa”, e a partir de 15 de
setembro inicia a operação comercial.
No evento, a presidenta anunciou a liberação de mais R$ 700 milhões para
as obras de mobilidade urbana na capital, por intermédio do PAC
Mobilidade, que vai possibilitar a extensão do Sistema Metroviário de
Salvador - segundo trecho - até o bairro de Águas Claras/Cajazeiras, e
ainda a liberação de verbas para outras obras na capital.
De acordo com Dilma, além do metrô de Salvador/Lauro de Freitas, do
complemento da Linha 1, o governo federal vai oferecer outras duas ações
para melhorar o transporte público de Salvador - a implantação de 13
quilômetros de BRT (Bus Rapid Transit) da Lapa ao Iguatemi e outro
trecho de Águas Claras a Paripe, e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)
metropolitano (Comércio/Calçada/Paripe).
Obras em andamento – O governador destacou os trabalhos
que vão ampliar a mobilidade da cidade. “Serão investidos R$ 7,3
bilhões, incluindo verbas dos governos federal, estadual e municipal e
da iniciativa privada, de modo que, no final de 2014, a população vai
poder circular e utilizar o metrô no primeiro trecho, que em seguida
será estendido até Cajazeiras/Águas Claras”.
Jaques Wagner enfatizou que algumas obras já estão em andamento para
facilitar a mobilidade urbana, a exemplo de viadutos, da duplicação da
Avenida Pinto de Aguiar e da Via Expressa.
A concessão tem duração de 30 anos, contando o período de obras. O
trecho do metrô que vai da Estação Lapa até a Estação Retiro entrará em
funcionamento em junho de 2014. No mês de janeiro de 2015, será iniciada
a operação comercial para o trecho que deve chegar a Pirajá. Já a Linha
2, Salvador a Lauro de Freitas terá 24,2 quilômetros, com estações até o
aeroporto, no primeiro momento, e depois ampliada até Lauro de Freitas.
“Em junho de 2014 começaremos a rodar em fase de teste, uma operação
assistida, sem cobrança de tarifa e a partir de 15 de setembro
começaremos a operação comercial no trecho Lapa/Retiro”, disse o
diretor-presidente da CCR, Harald Peter Zwetkoff.
Transversais estruturantes vão formar novos corredores de tráfego
As linhas do metrô serão alimentadas por Terminais de Integração, com
ônibus convencionais de alta capacidade para o transporte de massa,
BRT’s. Depois de construídas, as transversais estruturantes vão formar
novos corredores de tráfego, facilitando a mobilidade. Elas possuirão
seis faixas, ciclovias e vias exclusivas para os BRT’s.
Com os corredores de tráfego zonas da cidade que ficavam distantes, a
exemplo da suburbana e orla de Salvador, vão ter o trajeto encurtado. A
Avenida 29 de Março começará no entroncamento entre Águas Claras e a BR
324, onde será construída a nova Estação Rodoviária e vai integrar com a
Linha 1 do metrô, tendo continuidade pela BA-528 até o bairro de
Paripe.
Já no sentido contrário, a via também permite ligar o Subúrbio
Ferroviário a Orla, passando pela 29 de Março, na BR 324, até a
Paralela, e atingindo a orla por meio da Avenida Orlando Gomes.
Outra via irá do Lobato a Pirajá, chegando á Paralela, por intermédio da
Avenida Gal Costa e a orla, por meio da Avenida Pinto de Aguiar, que já
está em obras. A Via Expressa, em fase final de conclusão, com trecho
exclusivo para transporte de carga, cria um acesso direto da BR ao Porto
e a cidade baixa.
“Estamos firmando esta PPP e vamos consolidar o que era um sonho para os
moradores. Serão investidos R$ 1 bilhão em um conjunto de intervenções
com a criação de vias estruturantes que vai transformar a capital
baiana”, afirmou o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro.
Habitação - Mais cedo, a presidenta Dilma e o
governador Jaques Wagner entregaram 1.740 novas moradias do programa
Minha Casa, Minha Vida, no município de Vitória da Conquista, no
sudoeste baiano. Um investimento de R$ 97 milhões. Os imóveis, com dois
quartos, área de circulação, sala, sanitário, cozinha e área de serviço,
beneficiam cerca de sete mil pessoas.
Infográfico
Ações de mobilidade urbana
* Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas:
- conclusão da linha 1 e extensão até Águas Claras/Cajazeiras;
- implantação da linha 2, do Detran a Lauro de Freitas.
* Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Metropolitano:
- implantação da linha Comércio/Calçada;
- modernização do trecho Calçada/Paripe;
- aquisição de 36 novos trens (VLT) a diesel;
- elaboração de projeto do VLT Retiro/Santa Luzia;
- elaboração do projeto do VLT Simões Filho/Águas Claras;
- estudo de viabilidade técnica/econômica do VLT Águas Claras/Cajazeiras/Simões Filho.
* BRT Águas Claras-Paripe (com o Governo do Estado):
- prolongamento de 8 km do corredor Orlando Gomes/29 de Março permitirá o BRT de Piatã a Paripe.
* BRT Lapa/Iguatemi (com a Prefeitura de Salvador):
- implantação de 12,7km de sub-sistema estrutural Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM.
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