Acorda Cidade
O secretário de Infraestrutura e governador em exercício, Otto Alencar,
declarou nesta segunda-feira (16), em entrevista ao iBahia, que vai
pedir a rescisão do contrato com a concessionária Via Bahia. Segundo
Otto, o trabalho que vem sendo realizado pela Via Bahia não o está
agradando. De acordo com o secretário, as obras em atraso para tapar a
cratera aberta em Pirajá e o não cumprimento de cronogramas são os
principais motivos para que o contrato com a concessionária seja revisto
e, se possível, rescindido.
Otto cobrou o rompimento do convênio do governo federal, via Agência
Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), com a concessionária Via
Bahia, após ficar mais de uma hora preso em um engarrafamento de 20
quilômetros na BR-116, na altura do município de Feira de Santana,
devido a obras de recapeamento em um trecho de cerca de 30 metros, na
manhã do último sábado (14).
Alencar criticou os atrasos nas obras e anunciou que um ofício será
enviado para a diretoria geral da ANTT, órgão responsável pela
fiscalização do trabalho da concessionária, pedindo providências com
relação, principalmente, às obras na cratera localizada na BR-324, que
ainda não foram concluídas.
"Estou encaminhando hoje, ao diretor geral da ANTT, um pedido de
providências para que as obras de responsabilidade da Via Bahia, na
BR-324 principalmente, tenham uma solução. Essa cratera já possui mais
de 100 dias. Todos os prazos que foram dados não foram cumpridos, ou por
erro técnico de engenharia ou por falta de pessoal qualificado para
fazer isso, o que é um absurdo. A BR-324 é a principal entrada da
terceira maior capital do Brasil e está obstruída por uma cratera que
eles não dão solução", esbravejou.
O governador em exercício ainda citou outras obras da Via Bahia em
atraso, para exemplificar a falta de compromisso da empresa com as
rodovias do estado.
"O atraso nas obras de um anel de contorno em Feira de Santana e a
duplicação da BR-116 de Feira de Santana até a ponte do Rio Paraguaçu,
no município de Rafael Jambeiro, que eles estão com os prazos todos
atrasados. Não cumpriram o cronograma que está preestabelecido no
contrato de concessão. Isso tem causado engarrafamentos enormes e
frequentes, tudo para a recuperação de pequenos trechos na estrada.
Sábado (14), na entrada de Feira de Santana, eles estavam recuperando um
trecho de mais ou menos 100 metros e houve um engarrafamento de duas
horas de relógio. É um abuso para quem trafega por aquele lado. As
pessoas não suportam mais", criticou.
Alencar ainda criticou o monopólio no direito de fiscalizar o trabalho
da empresa. Segundo ele, "o princípio federativo diz que o estado tem
autonomia para fiscalizar esse tipo de questão", o que não ocorre na
prática.
"A responsabilidade de fiscalizar isso é da ANTT. Eu estou mandando um
ofício, assim como já feito pelo Ministério Público Federal, pedindo que
ou eles mandem agilizar essas obras ou tomem outras providências. Agora
eu não posso fazer nada porque a agência é federal. Eu não tenho nenhum
poder de intervenção, mas se eu tivesse no comando já teria denunciado o
contrato. Eles já sabem demais. O novo TAC, os representantes da
agência aqui na Bahia tem trabalhado, mas tudo se decide em Brasília",
afirmou.
Aliás, a "centralização do poder administrativo, financeiro e político"
em Brasília foi um ponto onde o titular da Seinfra se mostrou muito
incomodado. "Uma agência em Brasília para cuidar da regulação dos
contratos do Brasil inteiro não vai ter condições de resolver. O governo
federal deveria passar a fiscalização para os estados. Tudo é
centralizado em Brasília! Enquanto Brasília tiver que decidir tudo que
seria de responsabilidade dos municípios e dos estados, não teremos
infraestrutura de qualidade no Brasil. Isso é uma coisa que me inquieta
muito, essa centralização. Tudo depende de Brasília, quando quem deveria
resolver são os estados e os municípios", finalizou.
Interdição de via
A concessionária ViaBahia interditou, no último sábado, a faixa que
havia sido construída sobre o canteiro central da rodovia para a
conclusão da instalação dos tubos de aço carbono, em substituição ao
trecho danificado da galeria de águas pluviais.
Segundo a concessionária, a medida tem o objetivo de preservar a
segurança de usuários da rodovia e funcionários nesta etapa final das
obras. A previsão é de que a pista será integralmente liberada ao
tráfego até o dia 30.
Cim informações são do Correio.
Via Bahia diz que está seguindo cronograma
A Concessionária Via Bahia informou, através de nota, que as obras de
duplicação da BR-116 Sul atendem ao contrato de concessão da rodovia,
firmado com o governo federal, através da ANTT e que as obras são de
importância fundamental para o escoamento, conforto e segurança de uma
das mais importantes rodovias do Nordeste.
A concessionária ressalta também que a duplicação da BR-116 Sul é uma
necessidade imediata para a população de Feira de Santana, já que a sua
execução vai influenciar na redução dos constantes engarrafamentos
verificados na área urbana da cidade.
Ainda segundo a nota, o cronograma de execução dos serviços foi
estabelecido em acordo com a ANTT e Policia Rodoviária Federal (PRF),
prevendo inclusive, quando necessário, a retenção do tráfego no local
para a garantia da segurança dos trabalhadores das obras e dos usuários
da rodovia. Para minimizar os transtornos, a equipe da Via Bahia
informou que utiliza o sistema Pare e Siga, no qual um sentido da
rodovia é interditado por um período determinado e vice-versa.
Conforme a nota, as atuais obras de duplicação do anel de contorno sul
de Feira de Santana e da BR-116 Sul, de Feira de Santana até o rio
Paraguaçu, seguem conforme estabelecido no contrato de concessão e os
serviços de recuperação do pavimento e dos elementos de proteção e
segurança da BR-324, de Salvador até Feira de Santana, e da BR-116, de
Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais, estarão concluídos até o
final de 2014.
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