terça-feira, 10 de setembro de 2013

Amélia Rodrigues celebra a Independência do Brasil com grande desfile cívico









 A Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues, através da Secretaria de Educação, realizou um grande desfile cívico pelas principais ruas da cidade e do distrito de São Bento do Inhatá, em comemoração à data magna do país, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Alunos da rede municipal deram um show de patriotismo ao som das fanfarras, Bamar (Amélia Rodrigues) e Fanceat (Salvador). O evento trouxe o tema “Pátria Amada Brasil”, em homenagem ao Hino Nacional Brasileiro.

Independência do Brasil
A partir da chegada da Família Real, o Brasil começou a ter uma nova condição econômica graças à abertura dos portos, em 1808, deixando de ser colônia de Portugal. Com as revoluções Constitucionalista e Liberal do Porto, D. João saiu do Brasil em 1821, temendo perder sua autoridade real e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.
Apesar das imposições da corte portuguesa nesse primeiro tempo, Dom Pedro I percebeu que deveria mudar as diretrizes para que o Brasil não voltasse a ser uma simples colônia. Então, passou a tomar medidas a favor da população e assim ganhou prestígio. Com isso, os grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I e incentivá-lo a ser líder da independência brasileira.
No final deste mesmo ano, as pressões da corte portuguesa aumentaram e os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado solicitando a permanência e Dom Pedro no Brasil. Atendendo a demonstração de apoio, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a independência do país às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. (Fontes: Sites Brasil Escola, Sua Pesquisa e História do Brasil, com adaptações)


Fonte : ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário