Acorda Cidade
O investimento realizado por empresários é superior R$ 500 milhões
Com inauguração prevista até 2016, pelo menos nove shopping centers
chegarão ao interior da Bahia. O investimento total previsto é de pelo
menos R$ 565 milhões. Mais de 10 mil empregos serão gerados, de acordo
com a previsão de empresários do ramo.
Por trás dos novos investimentos estão grandes grupos empresariais como o
Enashopp, que administra o Shopping Iguatemi e o Aeroclube, em
Salvador, e o EPP, presidido pelo coordenador local da Associação
Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce-BA), Edson Piaggio.
A interiorização dos shoppings é um movimento nacional, que tem a ver
com a saturação das grandes cidades e o deslocamento do desenvolvimento
para o interior dos estados.
Os empresários trabalham com o novo conceito de “shopping regional”, que
busca atender não só a cidade onde se instala, mas todos os municípios
das microrregiões.
É o caso do Shopping Alagoinhas, como está sendo provisoriamente chamado
pelos empresários o novo shopping que será construído no município que
fica a 108 quilômetros da capital. “Será um shopping com lojas variadas
que buscará atender não só Alagoinhas, mas municípios próximos, como
Catu e Entre Rios”, destacou o diretor da Enashopp, Edison Rezende.
Será um investimento aproximado de R$ 50 milhões, que deverá ficar
pronto até 2016. “Terá de 130 a 150 lojas, incluindo supermercados,
bancos, lojas de departamento, loterias e outros serviços”, afirmou
Rezende. “Alagoinhas é um município que está crescendo muito, com uma
economia muito pujante, com novas indústrias e novos investimentos que
trazem um novo público consumidor”, afirmou Rezende.
Na mesma microrregião do estado (Nordeste), o grupo Enashopp também está
construindo um shopping em Serrinha, que já está em obras e deve ser
inaugurado no ano que vem.
Regiões - Além do Nordeste e da Região Metropolitana de
Salvador (Camaçari), novos shoppings estão previstos para o Centro
Norte do estado (Feira de Santana), Norte (Juazeiro), Oeste (Barreiras),
Sul (Ilhéus e Teixeira de Freitas) e Sudoeste (Vitória da Conquista). À
exceção de Vitória da Conquista e Feira de Santana, os novos
empreendimentos vão inaugurar a atividade do segmento dos grandes
shopping centers nas cidades em que se instalarão (confira no mapa).
Entre as razões para a chegada dos shopping centers no interior estão a
existência de uma demanda reprimida nesses municípios por produtos de
melhor qualidade, como as marcas fraqueadas, e a descentralização
econômica notada nos últimos anos.
“Como as capitais estão saturadas e cheias de problemas, como a
mobilidade e a violência, as cidades do interior estão se desenvolvendo
cada vez mais. As pessoas não querem mais morar nas capitais”, explicou o
coordenador da Abrasce na Bahia, Edson Piaggio. “É preciso oferecer
cada vez mais serviços de qualidade nesses municípios e os shopping
centers se inserem nesse contexto”, ressaltou Piaggio.
O grupo empresarial que preside, o EPP, também está expandindo suas
atividades para o interior. No primeiro semestre de 2015, um novo
shopping do grupo, com participação societária do grupo Iron House Real
State, será inaugurado em Camaçari. Com cerca de 130 lojas e 1,5 mil
empregos, o shopping contará com um investimento de R$ 85 milhões,
segundo previsão do coordenador da Abrasce-BA.
“O polo industrial de Camaçari está crescendo. Antes, as pessoas moravam
em Salvador e iam trabalhar no polo. Hoje, estão preferindo morar na
cidade”, explicou Piaggio. Ele também ressalta o aumento da renda com a
valorização do salário mínimo, o que é atrativo para o empresariado.
“Antes, só quem comprava em shopping era quem ganhava três ou mais
salários mínimos. Hoje, quem ganha um salário compra em shopping”.
O grupo EPP também pretende instalar um shopping em Feira de Santana com
a marca Park Shopping, com investimento previsto de R$ 90 milhões, com
1,8 mil empregos. Outro projeto do grupo, ainda tratado com sigilo, é o
de Ilhéus, no Sul do estado.
As informações são do Correio.
As informações são do Correio.
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