Entre 2005 e 2008, o Atlético-PR vendeu os naming rights da Arena da Baixada
A Rede Globo divulgou na última quarta-feira (17) que começará a
anunciar os naming rights dos estádios brasileiros a partir de 2013.
Para isso, a emissora irá cobrar dos clubes uma comissão sobre os
valores que receberam com a negociação do nome das suas arenas. Com a
medida, a intenção da Globo é ampliar os direitos de imagens do
Campeonato Brasileiros até 2017.
Em português, “naming rights” significa “direitos de nome” e é uma
prática de concessão de direitos de empresas que compram ou alugam algum
estabelecimento, geralmente de entretenimento ou esportivo, trocando
para o nome do próprio empreendimento.
No âmbito esportivo, a prática é mais comum na Europa. Em 2011, por
exemplo, o Manchester City fechou um acordo de 400 milhões de reais por
10 anos com a companhia aérea Etihad Airlines para renomear seu estádio
como Etihad Stadium e para estampar a marca da empresa nas camisas do
clube. Além do time de Manchester, o londrino Arsenal também lucra com
os naming rights desde 2004. O clube fechou uma parceria de 15 anos com a
empresa aérea Emirates Airline. Dessa forma, a arena passou a ser
chamada de Emirates Stadium e a empresa também se tornou a única
patrocinadora do time.
No Brasil, os casos de direitos de nomes não são tão comuns. Entre 2005
e 2008, o Atlético-PR vendeu os naming rights da Arena da Baixada para a
fabricante de celulares Kyocera. Assim, o estádio foi rebatizado de
"Kyocera Arena", mas este nome nunca foi utilizado por emissoras de
televisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário