sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Por comissão, Globo aceitará naming rights de estádios brasileiros em 2013

Por comissão, Globo aceitará naming rights de estádios brasileiros em 2013
Entre 2005 e 2008, o Atlético-PR vendeu os naming rights da Arena da Baixada
A Rede Globo divulgou na última quarta-feira (17) que começará a anunciar os naming rights dos estádios brasileiros a partir de 2013. Para isso, a emissora irá cobrar dos clubes uma comissão sobre os valores que receberam com a negociação do nome das suas arenas. Com a medida, a intenção da Globo é ampliar os direitos de imagens do Campeonato Brasileiros até 2017.
 
Em português, “naming rights” significa “direitos de nome” e é uma prática de concessão de direitos de empresas que compram ou alugam algum estabelecimento, geralmente de entretenimento ou esportivo, trocando para o nome do próprio empreendimento.
 
No âmbito esportivo, a prática é mais comum na Europa. Em 2011, por exemplo, o Manchester City fechou um acordo de 400 milhões de reais por 10 anos com a companhia aérea Etihad Airlines para renomear seu estádio como Etihad Stadium e para estampar a marca da empresa nas camisas do clube.  Além do time de Manchester, o londrino Arsenal também lucra com os naming rights desde 2004. O clube fechou uma parceria de 15 anos com a empresa aérea Emirates Airline. Dessa forma, a arena passou a ser chamada de Emirates Stadium e a empresa também se tornou a única patrocinadora do time.
 
No Brasil, os casos de direitos de nomes não são tão comuns. Entre 2005 e 2008, o Atlético-PR vendeu os naming rights da Arena da Baixada para a fabricante de celulares Kyocera. Assim, o estádio foi rebatizado de "Kyocera Arena", mas este nome nunca foi utilizado por emissoras de televisão.

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