sábado, 19 de abril de 2014

Prefeitura de Santo Amaro apura fatos envolvidos no caso da mãe que deu à luz na calçada


Na última quarta-feira (16/04), a Prefeitura Municipal de Santo Amaro, recebeu a informação de que uma mãe tinha dado à luz ao seu filho na calçada do Hospital Maternidade do município. Imediatamente, foi deslocada para o local, uma ambulância junto à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 
De acordo com os profissionais do SAMU, ao chegarem ao local, a mãe se encontrava no chão, deitada com a criança que já tinha nascido. Os procedimentos feitos pela equipe foram necessários e relevantes para que a situação não se agravasse. Já que a Maternidade recusou atendimento e manteve seus portões trancados.

Socorro Imediato
O Condutor Socorrista Gean Miranda e a Socorrista Edileuza Senna fizeram o atendimento, ali mesmo no chão. “fizemos todos os procedimentos necessários diante da situação, encaminhamos a mãe para o Hospital Otávio Pedreira para que ela e o bebê recebessem melhor atendimento. Doutor Diego Ramos que viu a situação tentou falar com a maternidade para que a mãe pudesse receber atendimento, o que não aconteceu.
Atenção Recebida
Procurada pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Barreto, a mãe e a criança passam bem. Deise Santana dos Santos de 19 anos foi levada para o Hospital Otávio Pedreira, após o parto. “Se não fosse a equipe do SAMU, a ambulância e as pessoas que me ajudaram, eu não sei o que seria de mim e do meu bebê”, eles me socorreram, salvaram nossas vidas.
De acordo com Deise, as contrações aconteceram por volta de 00h. “fui levada a maternidade por meus parentes. O Doutor Roque fez o exame de toque e disse que meu bebê era prematuro e me aplicou uma injeção pedindo que eu voltasse para casa. As dores aumentaram e eu voltei ao hospital, mas encontrei o local fechado com cadeado. Fiquei na calçada esperando, até que percebi meu filho nascendo”.
A Doutora Késia Guerra, médica de plantão no Hospital Otávio Pedreira, afirmou que a gravidez da paciente era de alto risco e o adequado era que o médico obstetra fizesse o parto. A criança terá que passar por um pediatra para ser melhor observada.
Segundo o Secretário Municipal, Marcelo Barreto, a maternidade será notificada e será aberto inquérito para tomar medida administrativa por causa da negligência do Hospital. A maternidade pode sofrer outras penalidades como o descredenciamento.
Hospital Maternidade Santo Amaro não deu explicações
Procurados pela Prefeitura, para que o caso fosse melhor apurado e a maternidade ouvida, os diretores não quiseram se pronunciar, segundo a Gerente Eliete Cruz, somente os diretores responsáveis, Aluízio Santana e o presidente Antônio Carlos Pina poderiam falar oficialmente sobre o ocorrido, embora nenhum deles se encontrasse no local, no momento em que a mãe deu a luz na calçada. Nada foi dito pelo Hospital Maternidade de Santo Amaro, embora tenham sido contatados desde o ocorrido.
Informações site prefeituradesantoamaro.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário