quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Funcionários da Mondial em greve vão até prefeitura e Câmara de Conceição do Jacuípe

No segundo dia de paralização (20/02/14) funcionários da Mondial Eletrodomésticos foram até a prefeitura de Conceição do Jacuípe.

Ao chegarem a sede da prefeitura os funcionários deram de cara com as portas fechadas, o que revoltou muito os manifestantes, depois de um período foi informado que a Prefeita estava fora da cidade, mesmo assim o clima de mal estar continuou e foi sugerido aos manifestantes guiados pelo sindicato dos metalúrgicos a fazer uma comissão para conversar com Secretários da prefeitura.


Os prepostos da prefeitura não conseguiram articular a entrada das lideranças na prefeitura, surgindo até a desconfiança que a prefeita estava na cidade, também foi questionada a importância dos subordinados da prefeita. Assim toda a comitiva foi até a Câmara de Vereadores, onde foram recebidos de portas abertas, foi dado voz a sindicalista e funcionários, além de ser feita uma reunião com os vereadores, lideranças do movimento e o setor jurídico da Câmara para tomarem uma postura sobre o caso. Fonte : Jacuipe Noticias



4 comentários:

  1. A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

    LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE

    Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.

    DIREITO DOS GREVISTAS

    São assegurados aos grevistas:
    O emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem a greve;
    A arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
    PROIBIÇÕES

    Os meios adotados por empregados e empregadores em nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.

    A empresa não poderá adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.

    ResponderExcluir
  2. a Mondial está tentando fazer as negociações mas os sindicatos não estão colaborando... vai Mondial, vocês vão conseguir!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a greve é um direito do trabalhador, mas me parece que este caso é mais político , briga de sindicatos, do que realmente melhores condições de trabalho. A prefeitura deveria dar melhores condições de transporte e saúde já que arrecada tantos impostos.

    ResponderExcluir
  4. A Mondial está pensando no bem estar de seus funcionários, por isso está tentando agilizar as negociações. Vamos todos colaborar!

    ResponderExcluir